A pesquisa de mercado é o que auxilia gestores na tomada de decisões para suas empresas. Fazendo com que as decisões sejam muito mais assertivas, visto que são embasadas em dados reais. 

A pesquisa de mercado é um tipo de estudo que reúne informações com o objetivo de analisá-las e interpretá-las para serem usadas de forma estratégica. A Partir dos dados coletados, uma metodologia para solucionar os problemas identificados é criada. 

O sucesso ou fracasso da empresa depende de decisões diárias tomadas por seus gestores. Independente do tamanho da empresa, seja ela um negócio local ou uma multinacional é necessário tomar decisões assertivas, para assim poder prosperar. 

Para tomar decisões de forma inteligente tem apenas um caminho: o embasamento em dados sólidos. Ter um sexto sentido para os negócios é ótimo, mas ter certeza das decisões é ainda melhor. 

A pesquisa de mercados contém grandes vantagens para o seu negócio, entre elas:

  • Conhecer melhor o seu público: Desenvolvendo essa pesquisa você conseguirá definir melhor o seu público alvo, entender sua persona e até mesmo definir o perfil do Ideal Costumer Profile (ICP). Isso auxilia a desenvolver campanhas que atinjam diretamente o público que tenha o perfil do consumidor de sua marca. Dessa forma, você será capaz de aprimorar o conteúdo que você produz para que ele tenha real impacto na vida das pessoas que você deseja atrair.
  • Melhorar o desempenho de seus produtos/serviços: Conhecendo o seu cliente e do que ele precisa, você é capaz de adaptar o que você oferece para que se encaixe exatamente no que seu cliente procura. Assim, o que você oferece se torna mais atraente aos olhos de seu cliente. O seu cliente é quem tem a verdadeira experiência com o seu produto/serviço, então aplicando pesquisas de satisfação você tem a possibilidade de se aproximar ainda mais do seu cliente e entender o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado.
  • Embasamento em dados: Com toda certeza, tomar decisões baseadas em estatísticas é infinitamente melhor do que depender exclusivamente do achismo. Além de possibilitar a criação de uma estratégia, ainda diminui consideravelmente a taxa de erros. Impactando diretamente na redução dos custos e aumentando os lucros. 

Com todos esses benefícios, você deve estar se perguntando como fazer uma pesquisa de mercado, não é?

Existem muitos tipos de pesquisas de mercado que variam dependendo do tipo de projeto e da finalidade dos resultados dessa pesquisa, ou seja, varia de acordo com o que você está querendo analisar. 

Hoje as pesquisas são mais acessíveis, visto que muitas plataformas online foram criadas com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas de mercado. 

Tipo de pesquisa de mercado (apenas as mais importantes) 

  • Pesquisa de satisfação do cliente: Uma forma de avaliar a satisfação do seu cliente é por intermédio de um questionário pedindo para que ele avalie determinados tópicos como preço, qualidade do serviço e atendimento por meio de escalas de 1-5 onde 1 indique insatisfeito e 5 plenamente satisfeito, ou algo nesse sentido. É interessante também incluir um campo aberto onde o cliente pode dar sua opinião/sugestão. A pesquisa pode ser aplicada através de telefonemas, de e-mail ou até mesmo distribuído folhas físicas nas dependências da empresa.
  • Pesquisa de hábitos de consumo: Conhecer os hábitos de seus clientes pode ser essencial para a sua estratégia. Entender quais as redes sociais que seus clientes mais usam ajuda na sua estratégia de marketing, por exemplo. Onde eles pesquisam as informações antes de comprar? Quais as formas de pagamentos que eles mais utilizam? O que faz com que eles tomem a decisão de comprar? Qual a frequência de consumo de determinado produto? Quando você conhece a preferência de seus clientes é mais fácil oferecer o que eles gostam!
  • Pesquisa com colaboradores: Para proporcionar uma boa experiência para o cliente, você precisa de funcionários felizes! Pois é, trabalhadores satisfeitos produzem mais, isto porque quem está feliz contagia as pessoas que estão à sua volta. Verificar se você está sendo capaz de expor seus funcionários a um ambiente agradável de trabalho é muito importante. Por isso, pare para conversar e estude formas de perguntar a opinião deles, pode ser conversando com aplicando formulários. Assim você é capaz de motivar ainda mais a sua equipe.

Análise 

A análise depende do contexto da pesquisa, elas podem incluir as seguintes dimensões:

  • Tamanho e potencial do mercado,
  • Crescimento do mercado,
  • Estrutura de custo,
  • Sistemas de distribuição,
  • Tendências e desenvolvimento, 
  • e muitas outras…

 

Passo a passo

1° Passo: Você deve definir o seu público-alvo e os objetivos da pesquisa. Por que você está fazendo a pesquisa de mercado? É para lançar um produto? Entender o comportamento do público? Não esqueça de traçar o público-alvo a fim de direcionar sua pesquisa ao público que consome a sua marca, isso nos casos de lançamento de produtos ou serviços. Em geral, descubra o público em pesquisas direcionadas em entender o comportamento de sem cliente. 

2° Passo: Definição da coleta de dados. Defina quais informações você precisa, se você quer entender a frequência de consumo, a idade dos consumidores, onde estão localizados, por que compram da marca, quais as características que procuram nos produtos, Nessa fase você deve fazer uma lista de que dados precisa coletar. 

É comum dividir em dados primários e secundários. Ou seja, uma pesquisa com dados primários é aquela em que o pesquisador faz o levantamento de dados diretamente com o público, enquanto os dados secundários são aqueles que terceiros levantam a fim de fazer a pesquisa. Nesse caso, alguma entidade de pesquisa faz o levantamento dos dados e você reutiliza, como por exemplo, dados do IBGE ou outros institutos de pesquisa. Caso você utilize em sua pesquisa dados secundários, você pode pular diretamente para o 7° Passo, onde a coleta de dados já está feita.

3° Passo: Caso sejam utilizados dados primários você deve também definir como fará o levantamento dos dados. Em uma pesquisa de mercado é possível usar os seguintes métodos de coleta de dados:

  • O método qualitativo: É aplicado para o todo do grupo focal (o grupo de pessoas que o teste é aplicado). Esse tipo de análise aborda informações subjetivas, estrutura de pensamento e conteúdos profundos, em geral as opiniões. Essa pesquisa não resulta em dados numéricos, mas sim em insights
  • O método quantitativo: É pensado para a tomada de decisões, tirar conclusões, testar uma hipótese. Usa técnicas de amostras para a totalidade da população (não apenas o grupo focal). Tem um resultado estatístico que estima informações amplas e diversificadas. 
  • Técnicas de observação: Nesse caso, uma análise transversal focada em determinado momento, enquanto uma análise transversal analisa um período em específico. Aqui se encaixam a análise de tipos de produtos e a do uso de cookies na internet. 

4° Passo: Independentemente de como será o levantamento de dados é essencial que seja escolhida uma amostra, ou seja, um grupo de pessoas onde a pesquisa será aplicada. Deve-se definir o número de pessoas para aplicar a pesquisa e o perfil delas (por isso definir o público-alvo). 

5° Passo: Elaboração do meio de pesquisa. Com todas as informações acima definidas, você precisa descobrir por onde fará a pesquisa. Pode ser aplicada através de formulários impressos ou online ou por plataformas que auxiliem nesse processo, abaixo vou deixar algumas dessas plataformas listadas.

Ferramentas para realizar a pesquisa de mercado:

  • CrunchBase,
  • IpeaData,
  • Google Trends
  • PiniOn,
  • SurveyMoney,
  • Sua Pesquisa,
  • BizStatus,

6° Passo: Aplicação da pesquisa. Aqui você aplica no público todo o planejamento que fez anteriormente, caso você escolheu a pesquisa com dados secundários você estará diretamente no sétimo passo. 

7° Passo: Tabulação de dados. Aqui você organiza os dados em uma tabela, gráfico ou de alguma forma que fique fácil a visualização de forma a ser mais lúdica a tomada de decisão. Dependendo da ferramenta utilizada na coleta de dados, algumas já fazem essa organização dos dados para você. Fique atento a isso quando for escolher uma ferramenta. 

Com todos esses passos você já estará com a pesquisa prontinha pronta para ser analisada a fim de tomar sua tão importante decisão. 

Vamos deixar mais um esqueminha para que seja bem simples de visualizar este passo a passo.

Espero que esse post tenha te ajudado! 

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