Você tem um blog mas não tem nem ideia de como gerenciar, como começar a escrever, e entende pouco da importancia dele para os negócios?
Esse texto é para você!
Alguns dos principios fundamentais para um bom texto, estão nesse post. Junto com a importancia de ter um blog e o impacto dos conteúdos no seu site. Vamos lá!
Um blog é um site ou uma seção do site designada para publicar artigos, notícias ou conteúdos regularmente.
Essa seção costuma ter um segmento a ser publicado, que corresponde com as atividades da empresa ou notícias e novidades relacionadas aos temas abordados.
Os blogs são formas de expressar ideias e passar informações de forma acessível ao público alvo a quem se escreve.
Muitas pessoas trabalham como blogueiras, isto é, monetizam o ato de escrever esses conteúdos, denominados de “post”, no português, postagens.
Blog é uma palavra cuja origem advém da abreviação de “web log”, que significa “ato de registrar informações em um site”.
Não é segredo que muitos sites tem uma seção de blog, mas por que isso acontece?
Os blogs oferecem uma possibilidade de aumentar organicamente o tráfego de um site, isto é, a quantidade de visitas em um site sem o auxilio de campanhas pagas.
Claro que independente do tipo de site que você tenha, seja ele institucional ou e-commerce, aumentar a quantidade de visitantes implica em levar a sua marca mais longe. Com isso, você oferece conteúdos, algumas pessoas vão te encontrar por conta dos conteúdos que você produz e conhecer sua empresa. Assim, você cria um público, já que muitas pessoas compram um produto ou serviço após ler mais sobre ele em um blog. A técnica descrita anteriormente é conhecida como Inbound Marketing.
Além de tudo isso, oferecer conteúdos é uma forma de criar uma relação com outras pessoas, e construir uma comunidade de leitores que podem se tornar compradores, aplicando algumas estratégias de marketing.
A monetização também é muito importante. Muitas pessoas constroem blogs e definem nichos, como por exemplo, moda, viagens, vinhos, decorações, etc. Depois de criar um público cobram para divulgar produtos e serviços em suas publicações.Este trabalho é muito comum em outras plataformas também, como nas redes sociais.
E as vantagens não param por aí, o SEO, conhecido como otimização para motores de busca, diz respeito a práticas que fazem com que o site seja “bem visto” pelos buscadores (por exemplo: Google, Bling, Yahoo, etc). Quando o site é bem visto, ele é entregue a mais pessoas que buscam por palavras relacionadas ao seu meio de atuação.
SEO é uma técnica muitoooo abrangente, há profissionais no mercado especializados em otimizar os sites. Ter um blog bem escrito é apenas uma face da otimização SEO.
Mas você concorda que quanto mais palavras seu site tiver, mais fácil de ter palavras-chaves que serão usadas nas buscas e por consequência, seu site aparecerá para mais pessoas, certo?
Além disso, uma postagem interessante pode gerar compartilhamentos, e isso aumenta ainda mais a quantidade de pessoas que conhecem sua marca e sua credibilidade na internet.
Não basta ter várias palavras escritas, elas precisam estar bem escritas.
O que eu quero falar é: não basta ter vários conteúdos em um blog se o seu blog não estiver bem estruturado e com conteúdos interessantes (que serão compartilhados). Ainda, os conteúdos devem ter palavras-chaves usadas para pesquisas e uma linguagem acessível para o público que acessar.
Abaixo vamos listar alguns itens essenciais para que seu blog esteja bem estruturado:
Em união as informações acima, bons conteúdos são a cereja do bolo. Continue lendo para saber como otimizar os seus textos.
Antes de tudo, defina um público alvo. Você precisa ter em mente as características da pessoa a quem vai escrever, para entender se usará ou não girias, se a linguagem precisa ser mais formal ou mais informal, quais conteúdos essas pessoas se interessam, entre outras variáveis.
Com seu público definido, elabore uma linha editorial. Quais temas você quer abordar?
Depois disso, é mão na massa!
Para escrever um bom texto, destaque partes importantes. Isso torna o processo de leitura mais fácil e menos cansativo. Ainda ajuda na absorção dos conteúdos e destaca as partes essenciais.
Usar a linguagem apropriada faz com que você gere aproximação e empatia com o seu público.
Definir título, subtítulo de deixá-los destacados seguem o mesmo princípio de destacar algumas partes do texto usando outra cor, palavras em negrito, itálico ou sublinhado.
Um blog que tenha essas formatações seguindo a identidade visual da marca fica ainda mais atraente visualmente.
Acrescentar fluxogramas, listas, imagens, e resumos torna a postagem ainda mais acessível e torna a leitura mais leve, colaborando no entendimento do conteúdo.
Mais uma dica: planeje o texto antes de iniciar. Coloque em um bloco de notas todos os temas e tópicos mais importantes que serão abordados, para que você não fuja de seus objetivos no decorrer da redação.
Você pode ainda linkar os conteúdos. Por exemplo, se você mencionar algum tema que já tenha um post no seu blog, você pode colocar um link para este outro post e o leitor continuar lendo mais e se aprofundando no tema. Se o conteúdo for relacionado com o tema abordado no texto, claro.
Você pode relacionar o texto com produtos ou serviços que você oferece também!
Gostou dessas dicas?
Mande para os amigos que também precisam!