Domínio: o que é e como ter um

De início pode parecer muito confuso o que é um domínio, por que isso é necessário, qual a diferença de domínio e hospedagem, o que isso tudo tem a ver com os e-mails profissionais e mais uma série de dúvidas que podem surgir quando o assunto é domínios. Nós da H2K trouxemos este post justamente para te ajudar a entender esse universo, e te mostrar que pode não ser tão difícil quanto parece ser.

Ter um domínio é o primeiro passo para garantir sua presença na internet. Ele pode ser usado para criar e-mails profissionais como [email protected] ou para ser vinculado a um site ou e-commerce. No caso da H2K, o domínio é h2k.com.br e você pode conferir isto na barrinha onde aparece no link para esse post.

Para você ter um site, você precisa de um domínio que será vinculado ao site/e-commerce. Isso porque o domínio é a forma mais fácil de encontrar o seu “endereço” na internet. As palavras do domínio são vinculadas ao conteúdo que você tem na internet, então ter uma palavra que vincule seu site faz com que ele seja mais fácil de encontrar. Para encontrar a H2K no google basta digitar “H2K” na barrinha de pesquisa do google, não é?

Para tudo isso funcionar, o seu domínio precisa ficar “guardado” em algum lugar é aí que entra a hospedagem. Para resumir, vamos fazer uma analogia, imagine que você tem um hotel, nesse caso o domínio seria o endereço do seu hotel e a hospedagem seria o local fixo que ele está, ou seja as instalações/imóvel do hotel. Entenda mais sobre a diferença de domínio e hospedagem aqui.

Porque ter um domínio?

Agora que você já sabe o que é domínio, você deve estar se perguntando para que isso serve né?

No caso dos e-mails profissionais, garante segurança.

Pense o seguinte: você tem uma loja que se chama Brilho, o e-mail da sua loja é [email protected] alguém muito mal intencionado pode criar um e-mail como [email protected] e se passar por sua loja fazendo vendas que nunca cheguem ao cliente, isso se caracteriza como crime de estelionato. Esse tipo de comportamento pode causar problemas para você, pois sua loja pode perder a credibilidade com o público, as pessoas podem parar de comprar de você por medo de cair em um golpe, entre outras desvantagens. Lembrando que isso é só um exemplo, poderia ser @outlook.com ou qualquer outra terminação que não seja de um e-mail profissional, ou seja, que não termine com o seu domínio.

Pensando sobre a mesma situação, imagine que sua loja tenha um domínio brilho.com.br, e o e-mail é [email protected]. Outra pessoa não poderá usar o seu domínio para criar algum e-mail como [email protected]. O seu domínio é como se fosse uma assinatura digital, apenas você poderá gerenciá-lo e criar novos e-mails com essa terminação. Com um e-mail profissional você protege o seu cliente, pois alguém malicioso não poderá criar um e-mail muito parecido com o seu (como eu exemplifica anteriormente com [email protected] e [email protected]).

Além disso, o e-mail corporativo tem um ar muito mais profissional. Você pode passar muito mais confiança e credibilidade. Os e-mails corporativos trazem algumas vantagens administrativas como o mail marketing que consiste em uma estratégia de marketing utilizando o e-mail.

Domínios nacionais e internacionais

Os domínios podem ser nacionais ou internacionais. Os domínios Internacionais não têm a terminação que liga a página a um país, no caso do Brasil a terminação é .br. Esse tipo de domínio é indicado para páginas que tenham alcance global, ou seja, que não são destinadas a um país em específico. Para adquirir esse tipo de domínio, você pode entrar em contato com empresas de hospedagem. Aqui na H2K, você pode conferir a disponibilidade do domínio e adquiri-lo pela Central do Cliente.

Algumas das terminações mais comuns em domínios internacionais são: .com (empresas comerciais), .net (uma rede de sites, alternativa para .com), .gov (entidades do governo), .info (sites ligados à informação), .org (ONG’s), .edu (voltados a educação), e várias outras. Como você pode perceber, cada terminação tem um significado e trás a possibilidade de entender um pouquinho mais do conteúdo que o site vai oferecer à você.

Já os domínios nacionais são específicos para determinado país. Contém a terminação que liga a página ao país como: .br (Brasil), .ca (Canadá), .bo (Bolívia), e assim segue mais uma longa lista. Os domínios nacionais são registrados e gerenciados pelo Registro.br. Também é possível adquirir seu registro através de uma empresa de hospedagem, oferecemos a compra e renovação desse tipo de domínio também pela Central do Cliente. Os domínios nacionais são indicados para empresas ou marcas que desejem atuar apenas em solo nacional.

Assim como nos domínios internacionais, existem várias terminações que podem te auxiliar a determinar algumas características do conteúdo que será oferecido ou até mesmo do tipo de pessoa ou empresa que é portadora deste domínio. Alguns exemplos são: .eng.br (engenheiros no brasil), .art.br (artes, site conteúdos destinados a solo nacional), nom.br (pessoas físicas), e assim por diante. Para consultar a lista completa clique aqui.

O registro

Para registrar esses domínios alguns dados pessoais serão solicitados, pois terão de ser vinculados ao domínio que será registrado. Por isso, procuro uma empresa confiável e respeitável para fazer o registro e gestão de seu domínio.

Outro ponto importante é o tempo de registro. Quando você compra um domínio você deve ficar atento ao prazo de renovação. Isso mesmo, o domínio tem um “Prazo de validade” que deve ser renovado antes de expirar a fim de não perder o domínio. Você pode fazer a compra do domínio por 1 ano, 2 anos, ou outras opções disponíveis, mas de qualquer forma, ele deve ser renovado.

Os preços vão alterar dependendo da validade do domínio, consulte a tabela de preços completa fazendo uma simulação na Área do Cliente.

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a escolher o seu domínio!

Se você gostou dessas informações, acompanhe nosso Blog para receber mais.

Até a próxima!

Por Maria Eduarda 07/07/2023
Permitir cookies no site

Nosso site usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para implantar cookies conforme detalhado nossa Política de Privacidade.