A pesquisa de mercado é o que auxilia gestores na tomada de decisões para suas empresas. Fazendo com que as decisões sejam muito mais assertivas, visto que são embasadas em dados reais.
A pesquisa de mercado é um tipo de estudo que reúne informações com o objetivo de analisá-las e interpretá-las para serem usadas de forma estratégica. A Partir dos dados coletados, uma metodologia para solucionar os problemas identificados é criada.
O sucesso ou fracasso da empresa depende de decisões diárias tomadas por seus gestores. Independente do tamanho da empresa, seja ela um negócio local ou uma multinacional é necessário tomar decisões assertivas, para assim poder prosperar.
Para tomar decisões de forma inteligente tem apenas um caminho: o embasamento em dados sólidos. Ter um sexto sentido para os negócios é ótimo, mas ter certeza das decisões é ainda melhor.
A pesquisa de mercados contém grandes vantagens para o seu negócio, entre elas:
Existem muitos tipos de pesquisas de mercado que variam dependendo do tipo de projeto e da finalidade dos resultados dessa pesquisa, ou seja, varia de acordo com o que você está querendo analisar.
Hoje as pesquisas são mais acessíveis, visto que muitas plataformas online foram criadas com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas de mercado.
A análise depende do contexto da pesquisa, elas podem incluir as seguintes dimensões:
1° Passo: Você deve definir o seu público-alvo e os objetivos da pesquisa. Por que você está fazendo a pesquisa de mercado? É para lançar um produto? Entender o comportamento do público? Não esqueça de traçar o público-alvo a fim de direcionar sua pesquisa ao público que consome a sua marca, isso nos casos de lançamento de produtos ou serviços. Em geral, descubra o público em pesquisas direcionadas em entender o comportamento de sem cliente.
2° Passo: Definição da coleta de dados. Defina quais informações você precisa, se você quer entender a frequência de consumo, a idade dos consumidores, onde estão localizados, por que compram da marca, quais as características que procuram nos produtos, Nessa fase você deve fazer uma lista de que dados precisa coletar.
É comum dividir em dados primários e secundários. Ou seja, uma pesquisa com dados primários é aquela em que o pesquisador faz o levantamento de dados diretamente com o público, enquanto os dados secundários são aqueles que terceiros levantam a fim de fazer a pesquisa. Nesse caso, alguma entidade de pesquisa faz o levantamento dos dados e você reutiliza, como por exemplo, dados do IBGE ou outros institutos de pesquisa. Caso você utilize em sua pesquisa dados secundários, você pode pular diretamente para o 7° Passo, onde a coleta de dados já está feita.
3° Passo: Caso sejam utilizados dados primários você deve também definir como fará o levantamento dos dados. Em uma pesquisa de mercado é possível usar os seguintes métodos de coleta de dados:
4° Passo: Independentemente de como será o levantamento de dados é essencial que seja escolhida uma amostra, ou seja, um grupo de pessoas onde a pesquisa será aplicada. Deve-se definir o número de pessoas para aplicar a pesquisa e o perfil delas (por isso definir o público-alvo).
5° Passo: Elaboração do meio de pesquisa. Com todas as informações acima definidas, você precisa descobrir por onde fará a pesquisa. Pode ser aplicada através de formulários impressos ou online ou por plataformas que auxiliem nesse processo, abaixo vou deixar algumas dessas plataformas listadas.
Ferramentas para realizar a pesquisa de mercado:
6° Passo: Aplicação da pesquisa. Aqui você aplica no público todo o planejamento que fez anteriormente, caso você escolheu a pesquisa com dados secundários você estará diretamente no sétimo passo.
7° Passo: Tabulação de dados. Aqui você organiza os dados em uma tabela, gráfico ou de alguma forma que fique fácil a visualização de forma a ser mais lúdica a tomada de decisão. Dependendo da ferramenta utilizada na coleta de dados, algumas já fazem essa organização dos dados para você. Fique atento a isso quando for escolher uma ferramenta.
Com todos esses passos você já estará com a pesquisa prontinha pronta para ser analisada a fim de tomar sua tão importante decisão.
Vamos deixar mais um esqueminha para que seja bem simples de visualizar este passo a passo.
Espero que esse post tenha te ajudado!
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