O que você precisa saber sobre Landing Pages

As campanhas de marketing digital são evidência atualmente, pois podem aumentar o faturamento de empresas através da captura de leads. Assim, as Landing Pages se tornaram um tópico de destaque, já que elas são uma parte importante da campanha de marketing.

As Landing Pages, ou traduzindo para o português literal, páginas de aterrissagem ou páginas de captura. Ou seja, uma Landing Page se caracteriza por ser uma única página, mais simples do que um site, especializada em capturar leads e transformá-los em clientes. Essas páginas são centradas em um produto ou campanha específica, sendo responsável por fazer a divulgação.

O funil de vendas é quando o lead percorre uma série de etapas desde conhecer a marca até consumir os produtos e serviços. Ter uma página de conversão é uma das melhores formas de fazer os leads passarem por esse funil, seja de forma orgânica (estratégias de marketing e adaptação para ranquear naturalmente), seja por anúncios patrocinados (o marketing pago, no qual é investido um valor para que as páginas sejam apresentadas como anúncios).

O que são Landing Pages?

Como mencionado anteriormente, uma Landing Page contém poucos elementos, focando apenas em uma CTA (Call-to-action, também conhecido como uma “chamada para ação”), para evitar distrações e guiar o usuário para a compra (ir para a parte mais estreita do funil de vendas).

Existem muitos temas para essas páginas, por exemplo, elas podem levar à venda de um e-book, assinatura de uma newsletter, preenchimento de um formulário para contato comercial, agendamento de consulta, etc.

Normalmente você chega a essas páginas clicando no link de uma mensagem de email-marketing, em um banner ou em um anúncio no Instagram, por isso é chamada de “página de destino”, pois é para onde os usuários são levados após conhecer um produto/serviço, direcionado à compra.

Diferenças de uma Landing Page para um site

Muitas pessoas acham que sites e landing pages são a mesma coisa, mas isso é um equívoco. Existem algumas diferenças marcantes entre as duas coisas.

Os sites costumam oferecer conteúdos relevantes em seu blog, apresentar as informações institucionais, localização, projetos, produtos, estrutura, alguns apresentam até a equipe de trabalho. São diversos os conteúdos apresentados em um site. A ideia é que o usuário tenha uma visão ampla e completa da empresa, enquanto em uma landing page o objetivo é guiar o usuário a um único objetivo evitando distrações geradas por informações adicionais.

Inclusive, é comum que a Landing Page seja divulgada por uma CTA ou clicando em algum banner dentro do próprio site. Assim, é importante que o site seja bem ranqueado e impulsionado pelos projetos de busca, a dica é investir em SEO.

Hotsites e Landing Pages

Uma definição que pode parecer parecida com a de uma Landing Page é a do Hotsite.

Um Hotsite é uma “página quente”, ou seja, tem o intuito de “aquecer” uma campanha de marketing. A principal diferença entre isto e uma Landing Page é o número de páginas. Enquanto uma Landing Page (página de aterrissagem) contém uma única página, o HotSite pode conter mais do que uma página (porém todas elas devem servir para um único intuito).

Assim, uma landing page pode ser a página de “entrada” quando abrir um hotsite.

Qual a utilidade de uma Landing Page?

São utilizadas para aumentar o alcance da marca e atrair clientes. Como já mencionado, você pode coletar dados como nome, email e telefone para entrar em contato com os clientes em potencial em uma ação comercial. Em geral esses dados são fornecidos em troca dos chamados materiais ricos, ou seja os usuários preenchem esses formulários para terem acesso à uma vídeo aula, cupom de desconto, e-book ou outro material que valha a pena fornecer os dados para ser coletado.

Outra utilidade, não tão mencionada, das landing pages é que elas podem atualizar as informações cadastrais dos consumidores que já acompanham a marca.

Quando falamos de estratégia de marketing as landing pages são essenciais visto que elas priorizam os “lead scoring” ou seja, os leads que tem maior potencial para serem seus clientes. Isso é uma forma de otimizar a sua estratégia para seu público alvo específico. Isso por conta da segmentação de contatos que este tipo de página faz quando pede para preencher um formulário, as informações pedidas ajudam você a entender o perfil de seu cliente, ou até mesmo é possível entendê-los melhor de acordo com o tipo de conteúdo que eles consomem.

Tudo isso contribui para a diminuição do custo da aquisição de novos leads. Você consegue imaginar uma maneira mais barata de conseguir informações das pessoas que estão interessadas em sua marca que não seja por meio de uma Landing Page?

Tipos de Landing Page

Agora, você já sabe o que são Landing Pages e sabe diferenciá-las de sites e hotsites. Sabemos que elas são importantes para sua estratégia de marketing e podem fazer você se diferenciar da concorrência. Então vamos ver quais são os tipos de Landing pages:

Captura de Leads

O tipo mais comum de landing pages é esta. Aqui é mostrado uma mensagem de marketing informando sobre um cupom de desconto ou promoção, pedindo em troca um endereço de e-mail. Como já comentado, são usados recursos como e-books, white papers, guias e webinars em troca do e-mail.

Esse tipo de página costuma ser o destino de anúncios do tipo PPC (pagamento por clique) pois a única saída é o envio de informações, assim, elevando a taxa de conversão e melhor ROI (retorno sobre investimento).

Importante destacar a importância do copywriting (escrita persuasiva) e utilização de gatilhos mentais e títulos fortes para otimizar a conversão. Também é importante destacar os recursos visuais como cores marcantes e imagens com impacto emocional.

Squeeze

Muito utilizada por ser a forma mais simples de Landing Page. Nela a intenção é direcionar o lead a tomar a ação que você deseje. Normalmente, para incentivar o usuário a conhecer melhor a marca, produto ou serviço, gerando mais influência. Levando o usuário a seguir no Instagram, Facebook ou entrar em um grupo de WhatsApp ou Telegram.

Como destacado, a ideia é fazer com que o usuário aprofunde seus conhecimentos sobre a marca. Podendo também incentivar o usuário a ingressar em um curso ou comprar um produto.

De eventos

O nome já revela muito sobre as informações contidas neste tipo de página. Aqui você encontra informações sobre o evento, como data, horário, personalidades envolvidas, localização (podendo ser em ambiente virtual ou não). Além disso, pode discorrer sobre os tópicos e tema do evento, explicando os benefícios de participar e listando as transformações do evento na vida das pessoas. Sendo que uma estratégia bem impactante é a inclusão de feedbacks e provas sociais.

Click-though

Neste tipo de página o visitante é levado a conhecer mais o produto e a CTA leva para a página de compra ou e-commerce. Ou seja, essa página funciona como intermediária entre o anúncio (no instagram, facebook, etc) e a loja online, permitindo que o usuário se familiarize com o produto antes de comprá-lo, ficando mais seguro e aumentando a chance de vendas.

É comum as empresas exibirem avaliações e depoimentos, além de oferecerem descontos e cupons, ou até mesmo brindes.

Splash Pages

Neste tipo de página o usuário é levado ou informado sobre uma etapa a ser cumprida antes de chegar ao objetivo desejado. É importante que esse tipo de página seja criado com uma estratégia de marketing bem definida, ou seja, o funil de vendas precisa estar muito bem planejado.

Normalmente as landing pages são focadas em conversação, mas esse tipo de landing page foca em uma meta específica que não seja a conversão de vendas, mas que ajude a direcionar para esse ponto.

Elas não costumam pedir muitas informações, às vezes pedem apenas para selecionar a idade ou idioma do site. Serve como intermediário entre a pesquisa na web e o site para adaptar as informações dele. Sendo que o design, por não ser voltado para a conversão, pode ter apenas uma imagem ou cor de fundo e o questionário.

De agradecimento

Todos nós sabemos que dizer “obrigado” indica boa educação e costuma fazer com que sejamos mais bem recebidos. Assim, surgiu esse tipo de página, exibida após o usuário efetuar uma compra. Além de agradecer, ela pode pedir para que siga nas redes sociais, sugerir novos produtos, pedir a opinião/avaliação do usuário, mostrar publicações do seu blog, entre outras coisas.

De vendas

Às vezes, não temos a intenção nem a necessidade de comprar um produto ou serviços, mas quanto mais você ouvia sobre os benefícios deste produto e via as pessoas comentando sobre ele, você passa a desejá-lo. Você já teve essa sensação?

Esse tipo de página é o equivalente a um comercial. Ou seja, é voltada para convencer o usuário a comprar algo, fazê-lo desejar aquilo.

Essas páginas contém depoimentos, animações, vídeos, imagens e CTAs que levam o usuário a comprar.

Cancelamento de Assinatura

Já é esperado que as páginas para cancelamento sejam usadas como mais uma tentativa de venda, afinal, ninguém quer perder um cliente. Essas páginas são comumente utilizadas com uma oferta de descontos ou pacotes para continuar usando os serviços. Caso seja a assinatura de uma newsletter, podem conter ajustes para personalizar o recebimento dos e-mails de acordo com os gostos, escolhendo a frequência de recebimento ou até mesmo os tópicos.

Algumas delas utilizam estratégias de marketing que visam comover os clientes e fazê-los repensar esta decisão.

“Em breve”

As famosas páginas de lançamentos, podem ser publicadas enquanto um site está em construção ou anunciar a chegada de um produto ou serviço no catálogo. Além disso, podem prever o lançamento de um curso ou evento. Contendo uma prévia de como será este lançamento.

Página de produto

Como o nome já diz, este tipo de página centraliza a ideia em um produto específico, focando na venda ou promoção dele. Busca trazer as informações de modo aprofundado junto com uma CTA de venda. Fotos, vídeos e outros recursos visuais também são bastante empregados, junto com provas sociais e feedbacks que estimulem a confiança no produto.

Muita coisa?

Principais métricas de uma Landing Page

Um assunto de muito interesse para o pessoal de marketing e também para a gestão das empresas são os números! Então aqui trazemos as principais métricas de uma página desse tipo.

Taxa de conversão

Todas são importantes, mas imagino que essa seja a mais gratificante ao olhar. Não basta apenas atrair leads se não converte-los em clientes, afinal o lucro é um fator importante. Essa é a forma mais prática de descobrir se a Landing Page está cumprindo o papel dela. Aqui se compara a taxa de cliques (quantas pessoas entram na página) e a taxa de conversão (quantas das pessoas que entraram na página executaram a ação esperada).

Com esse índice podemos medir a eficiência da página e tentar adaptá-la para convertê-la cada vez mais.

Taxa de Rejeição

Ao contrário da taxa anterior, aqui analisamos quantas pessoas não cumprem o caminho proposto pela página. Esse índice propõe entender de uma forma mais ampliada a eficiência de sua página. Se esse número for muito alto, isso pode significar que a estratégia deve ser adaptada para que se encaixe melhor ao seu público alvo.

Origem de tráfego

Quanto mais informações você puder analisar, mais fácil de tomar decisões certeiras. Por esse motivo, analisar de onde o visitante está vindo pode te auxiliar a decidir onde você deve investir mais recursos na estratégia.

Além disso, saber o comportamento do usuário te dá várias vantagens para entender como ele pensa e o que ele espera.

Tempo médio na página

Quanto mais tempo ele passar em sua página, mais interesse ele tem em seu conteúdo. Páginas que não sejam adaptadas para o usuário navegar facilmente perdem rapidamente seus visitantes, indicando que seu conteúdo, ou a forma que você apresenta o conteúdo precisam ser adaptados para manter seu usuário interessado por mais tempo e levá-lo até o destino final.

Taxa de clique

Aqui você descobre onde seus leads estão clicando mais e assim perceber que tipo de informações eles esperam receber. Analisar também essa taxa vai te ajudar a ter uma visão ainda mais ampla para tomar decisões e otimizar seus conteúdos.

Custo por lead

Essa métrica é fundamental para a estratégia, pois com ela você pode entender qual é o valor real de cada lead conquistado pela Landing Page. Dentro de cada campanha há uma meta de custos e lucros, e essa análise pode ajudar a entender como está indo o sucesso dessa campanha.

Como ter as melhores métricas

Não adianta explicar como analisar os dados se você não sabe como ter os melhores dados. A seguir temos uma lista com dicas de como ter uma Landing Page de sucesso.

  • SEO (Search Engine Otimization) serve para fazer a página ficar bem vista pelos robôs do Google. Invista na otimização para que assim você consiga chegar a mais usuários de forma orgânica, sendo recomendada pelo google.
    Primeira Impressão é algo muito importante, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, então trate de chamar MUITA atenção no primeiro contato do visitante com a página.
    Formato de conteúdo é a forma que você entrega sua mensagem, e isso deve ser adaptado de acordo com seu público alvo.
  • Páginas responsivas são indispensáveis, visto que hoje em dia a maior parte das pesquisas e acessos são pelo celular (depende do público alvo). Uma página responsiva é aquela que se adeque ao formato do dispositivo onde está sendo acessada.
  • A prova social costuma ser um fator importante na hora de “convencer” alguém, já que costumamos comprar o que outras pessoas já testaram e aprovaram.
  • O formulário Inteligente consiste em um formulário que não perde o tempo de seu lead, mas vai direto ao ponto, perguntando só o que for essencial.
  • Adequação LGPD (Lei de Proteção Geral de Dados) é um fator importante para a segurança de seu lead e também para a confiabilidade de sua página.
  • O WhatsApp Integrado auxilia o Lead a entrar em contato com você de uma forma fácil e rápida.
  • Focar na Copy faz grande diferença nos resultados, já que o uso de gatilhos mentais influenciam diretamente nas ações das pessoas.
  • Trabalhar os recursos visuais é um diferencial, quem não gosta de ver imagens ricas e um layout bem feito, né? Além de chamar mais atenção, a psicologia das cores pode ajudar a induzir certos sentimentos ao entrar em contato com a marca.
  • Mensurar resultados sempre auxilia na otimização de um projeto, pois é através dos números que você pode tomar decisões mais assertivas. Caso você perceba a necessidade de fazer mudanças ou otimizar ainda mais seus resultados, recomendamos a aplicação de teste A/B.

Esperamos que este post tenha te ajudado a entender o que é uma Landing Page e a importância dela na estratégia de marketing, assim como a importância de cada detalhe dentro dessa página.

Fique atento em nosso Blog para mais dicas incríveis como estas!

Por Maria Eduarda 07/07/2023
Permitir cookies no site

Nosso site usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para implantar cookies conforme detalhado nossa Política de Privacidade.